COMO EFETUAR A LIMPEZA DE SEU ALAMBIQUE EM COBRE

LIMPEZA DE ALAMBIQUE

Limpeza e Conservação 

Um alambique tem variadas utilidades, sendo que a principal é a produção de aguardente. Independentemente do modelo, antes de usar o seu alambique pela primeira vez, deverá proceder a uma destilação com água de modo a limpar eventuais impurezas deixadas na construção. Depois será essencial que mantenha o seu alambique limpo de modo a que se conserve ao longo dos anos.

LIMPEZA DE ALAMBIQUE

Caso utilize o seu alambique apenas uma vez por ano, será necessário que se certifique que o limpe antes de o guardar para a destilação do ano seguinte, como se faz no caso após a época das colheitas. O processo de limpeza, desde que bem e correctamente efectuado, irá eliminar os ácidos sulfúricos bem como outras substancias nocivas acumuladas e depositadas nas paredes do alambique.

DESTILAÇÃO DE LIMPEZA DE ALAMBIQUE

A destilação de limpeza poderá ser feita com uma mistura de farinha de centeio e água. É um processo bastante simples: encher 40% da capacidade do alambique com água e 5% com a farinha de centeio. Mas antes de proceder a esta limpeza, não deverá deixar de confirmar se o pescoço e a serpentina não se encontram obstruídos. Depois de colocar o capacete do alambique, deverá vedar todas as sua uniões.

Mas, se por outro lado, utilizar o alambique com bastante frequência – durante a maior parte do ano – não será necessário que proceda a uma destilação com farinha de centeio e água. Bastará, apenas, que proceda com uma destilação com água e limão e depois somente com água. 

Proporção Destilação de Limpeza: 

A cada 1 litro de água misturar 100 ml de caldo de limão.

LIMPEZA DE ALAMBIQUE USADO COM MAIS FREQUÊNCIA

Se o seu alambique já estiver num tom vermelho escuro, isso deve-se ao uso regular e tempo, que oxidam gradualmente o cobre. Caso pretenda poluir o exterior, o melhor mesmo é utilizar um polidor apropriado, que não contenha substâncias tóxicas ou abrasivas. Também poderá limpar o seu alambique com dois diferentes métodos  ambos tradicionais: esfregar com um pano humedecido numa solução de sal e limão e depois esfregar com bombril e sabão e enxugue; ou colocar num pano as cinzas da fogueira (caso seja esta a fonte de calor do alambique). Este método pode ser utilizado tanto no exterior como no interior do alambique.

LIMÃO PARA LIMPEZA DE ALAMBIQUE

O que deverá ter em mente é que, de facto, o cobre oxida muito rapidamente, pelo que deverá ser limpo sempre e cada vez que o utilizar, por exemplo com limão. É este o que usualmente os donos de alambique fazem para limpar os seus alambiques feito de cobre. Não vale a pena acreditar em quem diz que quando o mosto fique pouco tempo em contacto com o cobre, este não oxida, pois é mera ilusão,uma vez que mesmo seco o cobre oxida devido ao vapor de água que existe no ar. De qualquer forma, recorde-se que deverá limpar o seu alambique com bastante limão antes de o utilizar e depois com água.Assim, é sempre aconselhada uma destilação de limpeza antes da destilação pretendida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preparando o material vegetal para destilar óleo essenciais.

EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES