A magia dos botânicos e especiarias que fazem do gim uma bebida inesquecível
O que é Gin?
O gim é produzido por meio da combinação de um destilado de grãos neutros com bagas de zimbro e outros ingredientes como frutas, sementes e condimentos, para dar sabor.
Esses ingredientes são chamados de botânicos. Os componentes aromáticos contidos nesses botânicos são absorvidos quando são imersos ou durante o processo de destilação.
A combinação exata dos ingredientes é meticulosamente escolhida pelo mestre destilador, para criar um equilíbrio perfeito de sabores e tornar o Gin único.
Exemplo de alguns botânicos que fazem parte do herbário de receitas.

O gin é uma bebida destilada que tem como ingredientes principais o álcool e o zimbro (que é um condimento pouco conhecido que vem de um arbusto). Mas o que diferencia o gin das demais bebidas destiladas é que ele pode ser feito com outros ingredientes, como sementes de coentro, cardamomo, cumaru e entre outras. Ele é uma bebida aromática e existem alguns tipos dele, sendo o mais popular o London Dry Gin, que é livre de adição de açúcares e é o mais neutro em sabor.
Como é feito
O gin precisa passar pelo processo de destilação, que consiste em adicionar água ao álcool. Feito isso, o líquido é bombeado para um recipiente próprio, chamado alambique, no qual são adicionadas as especiarias que vão trazer sabor e aroma para a bebida. Como existem muitos tipos e marcas diferentes de gin, esses ingredientes variam muito e são guardados como segredo de cada produtor. Com o calor que se forma dentro do alambique, as especiarias liberam óleos essenciais e essa mistura fica curtindo até atingir o ponto perfeito do fabricante. Em seguida, o líquido é transferido para um tanque de padronização em inox para padronizar a gosto do produtor para terminar seu processo de padronização e extração de sabores. Essa etapa final varia de marca para marca.

Comentários
Postar um comentário